quinta-feira, 26 de março de 2015

Cacau e Chocolate



O cacau é uma planta originária da América Central. É consumido há milhares de anos e foi mesmo um dos alimentos sagrados para os Aztecas e para os Maias. As suas sementes estão na base do chocolate, nome que deriva da palavra chócolatl, o nome azteca ou cacauatl, o nome maia para o cacaueiro.

Os princípios activos do cacau:
- Teobromina : reduz a tosse, é broncodilatador, tem uma acção tónica sobre o aparelho circulatório, é estimulante do miocárdio, vasodilatador e anticancerígeno. 
- Triptofano: aminoácido regulador da síntese de serotonina, hormona que melhora o humor, reduz a ansiedade e o apetite e, como à noite se converte em melatonina, melhora o sono. 
- Cafeína e endorfinas: activador cerebral e preventivo de doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer; as endorfinas contribuem para o bem-estar associado ao cacaueiro. 




O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa  fermentada e torrada do cacau. Em abaixo apresento um diagrama com as etapas da produção do chocolate.




O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave como os grãos de cacau e o açúcar. Contudo, a sua composição varia devido a parâmetros como a percentagem de cacau e sólidos do leite adicionados (leite em pó, leite condensado), quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas.
Essencialmente existem três tipos de chocolates: o amargo, com um teor de gordura superior aos 70%, o de leite com um teor de cacau que varia entre os 20 e os 30% e o branco sem cacau. O valor calórico em todas as versões é elevado variando entre as 450 e 600 Kcal. Contudo, devido ao seu teor em polifenóis e antioxidantes devemos preferir o amargo.






O seu elevador teor calórico, provem especialmente do seu teor em gorduras e açúcares. A gordura do chocolate é de origem vegetal, sendo rico em ácido oleico, uma gordura insaturada (auxilia na diminuição do LDL colesterol, o “mau” colesterol). É rico ainda em alguns minerais como o manganês, potássio, magnésio, ferro e fósforo e em vitaminas principalmente do complexo B.



Como todos os outros alimentos, bom senso é a palavra de aplicar aquando o consumo de chocolate. Quanto maior teor de cacau e menor a lista de ingredientes melhor. A dose diária não deve ultrapassar cerca de 20 a 25g, ou seja, cerca de 2 quadrados.



Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário