domingo, 31 de maio de 2015

Pipocas - Snack Saudável



O milho é um cereal natural rico em hidratos de carbono complexos (cerca de 69g por 100g) de baixo índice glicémico. A sua casca possui uma elevada concentração de polifenóis (segundo cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, superior à de frutas e vegetais) e fibras. O seu elevado teor em antioxidantes auxilia a proteger as células do organismo contra os radicais livres, o que se traduz na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas e também no envelhecimento precoce. O seu alto teor em fibra proporciona saciedade, melhoram o funcionamento intestinal, auxiliam no controle dos valores de colesterol, triglicerídeos e glicemia. Além disso é também fonte de vitaminas A, do complexo B (B1, B2 e ácido fólico), E, magnésio, fósforo, zinco, entre outros minerais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as pipocas são um excelente snack. São muito saudáveis e nutritivas.  O problema está na forma como são preparadas.
As pipocas de pacote prontas para microondas estão repletas de gordura trans, açúcar, corantes e conservantes com malefícios gravíssimos para a saúde. As pipocas de cinema também estão repletas de gordura, sal e açúcar eliminando os seus benefícios.


As calorias da pipoca variam de acordo com a receita que é preparada:
  • 1 Chávena de pipoca pronta simples: 31 calorias;
  • 1 Chávena de pipoca feita com óleo: 55 calorias;
  • 1 Chávena de pipoca feita com manteiga: 78 calorias;
  • 1 Embalagem de pipocas de micro-ondas: em média 400 calorias;
  • 1 Embalagem pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.

O meu conselho é fazer as pipocas em casa com apenas 1 colher de sobremesa de azeite ou óleo vegetal (preferência amendoim) para 2 mãos de milho para pipocas e no final adicionar uma pequena quantidade de sal ou adoçante em pó ou ervas aromáticas.



Encontrei esta forma de fazer pipocas no microondas sem gordura e de forma fácil e rápida. Vamos experimentar?!



Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário