sexta-feira, 31 de julho de 2015

Tremoços - Bom Petisco





Com a chegada do calor e dos dias maiores apetece ir para uma esplanada beber algo refrescante e petiscar… tremoços.
Este é um petisco muito pouco calórico 117kcal por 100g (66% do seu peso é água) e com inúmeros benefícios nutricionais.
É uma leguminosa tal como o feijão, a ervilha, o grão-de-bico, a fava, a lentilha e a soja. Possui cerca de 7g de hidratos carbono, 16g proteína e 5g de fibra por 100g de alimento cozido e salgado. Possui duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6) e ferro.
Em termos de saúde, para além da sua óptima composição nutricional, os tremoços possuem efeitos benéficos ao nível do funcionamento intestinal (pelo teor de fibra), controlo glicémico  e diminuição do colesterol. 
O tremoço seco é rico em alcalóides naturais, substâncias tóxicas que lhe conferem um sabor amargo. Só depois de cozido, passado por várias águas e conservado em salmoura se torna comestível.
Atenção ao teor em sal
Só o teor em sal é problemático. Por cada 100g contêm 3,9g. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30g) para ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5g). Um truque para contornar o problema é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los durante alguns segundos.


Para além de serem consumidos inteiros os tremoços podem ser utilizados na confecção de patés, a sua farinha pode ser utilizada na elaboração de bolos e pães. É só colocar a imaginação a trabalhar!
Bons petiscos!!


Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário